sexta-feira, 6 de setembro de 2019


"Para a alma superior, a arte é uma prece..."
Pensemos nisso quando sentirmos nosso gosto se inclinar para formas deprimentes de arte, entre elas as músicas que rebaixam o ser humano, principalmente a mulher, a meras máquinas sexuais descartáveis; às encenações (filmes, peças, novelas, exposições e etc.), e onde o nu e o vulgar afrontam a verdadeira arte, barateando perigosamente o sentido sagrado vida e da sexualidade humana, seja qual for a orientação.
Sejamos seletivos sempre.
Ser seletivo não significa ser triste e rabugento. Significa movimentar a arte no sentido do engrandecimento da alma humana, significa alegra-se com o que provém do Mais Alto, nossa destinação futura, e não refocilar-se nas sombras do "mais baixo", nosso passado recente. (Instituto André Luiz, 05/04/2019)
~~~~~~~~~~
Meditemos um pouco no que nos diz Emmanuel em "O Consolador" sobre a Arte:

"- Que é arte?
- A arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por parte das criaturas. Ela significa a mais profunda exteriorização do ideal, a divina manifestação desse “mais além” que polariza as esperanças da alma.
O artista verdadeiro é sempre o “médium” das belezas eternas e o seu trabalho, em todos os tempos, foi tanger as cordas mais vibráteis do sentimento humano, alçando-o da Terra para o Infinito e abrindo, em todos os caminhos a ânsia dos corações para Deus, nas suas manifestações
supremas de beleza, de sabedoria, de paz e de amor."
(Emmanuel, O Consolador, II, SENTIMENTO, ARTE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário