domingo, 24 de maio de 2020

PREGUIÇA MENTAL
Vamos falar um pouco sobre a preguiça?
Não aquela preguiça que a gente conhece bem, a preguiça do corpo.
Vamos falar sobre a PREGUIÇA MENTAL.
É ela a grande responsável por nos manter cativos nos baixos existenciais, atrasados e infelizes, impondo limites que causam humilhações e derrotas, inibem o entendimento e fazem distorcer palavras e pensamentos.
A preguiça mental produz uma névoa asfixiante que, com o tempo, se transforma em calabouço férreo, impedindo que a mente saia da intenção para a ação. Porque o preguiçoso mental até pensa em se modificar, faz planos, projetos, tem noção clara de que o único prejudicado é ele mesmo, mas o hábito nocivo de tudo postergar, de tudo adiar para fazer "depois", "amanhã" e "assim que tiver tempo" se cristaliza de tal forma que só pode ser sobrepujado através de firme empenho e grande força de vontade.
A preguiça mental também se aplica às demais áreas da vida, não apenas a do conhecimento.
Ela atinge a saúde, os relacionamentos, tanto familiares quanto amorosos, o trabalho, a carreira e até o lazer.
Tudo permanece estacionário sob sua letargia até se empoeirar, enferrujar e se desfazer, transformando em dano e sofrimento o que poderia ter sido progresso e realização.
Em tempos como os atuais onde há muito desconforto, cansaço geral, poucas alegrias e muitas preocupações, a preguiça mental, até por uma defesa de nossa parte, pode se instalar em nós.
O que fazer então?
Primeiro: querer. Segundo: não postergar. Pensou, faça! É preciso exercitar a disciplina diária para se manter ativo e operante através do movimento constante.
Ler, estudar, pensar, meditar, observar e aprender.
Obrigar-se a ser mais curioso, a querer saber mais sobre o mundo, sobre o meio onde se vive, sobre a natureza, sobre coisas e pessoas e em breve será possível notar que a dinâmica mental acelerou, saiu do "ponto morto" para uma velocidade tal que vai permitir um melhor intercâmbio com tudo e todos. E também que o pensamento está mais ágil, que o vocabulário foi acrescido de palavra novas e se comunicar, agora, está bem mais fácil e agradável.
Dar o primeiro passo, ter força de vontade para começar ou até recomeçar é tudo. Depois, a continuidade nos processos de leitura, estudo e esclarecimento se dará com naturalidade. O mesmo acontece na forma de se envolver com as pessoas, sejam familiares ou não. Tudo está melhor, há mais diálogo, mais parceria e a vida flui como deve ser.
Não transforme sua mente em um pântano.
Água parada é receptáculo de insetos peçonhentos e répteis traiçoeiros.
Transforme sua mente em usina de luz!
Correntes de água limpa levam vida, alegria e prosperidade por onde passam e para onde vão.
Preguiça mental nunca mais.
(Instituto André Luiz)
(24/05/2020 - publicado no Facebook em 25/05/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário