domingo, 17 de janeiro de 2021

SOCIEDADE HUMANA: FILTRO DO ESPÍRITO
Até o início da pandemia e que isolou em seus lares famílias inteiras, principalmente idosos e pessoas com comorbidades, a ideia de se insular vinha tornando-se cada vez mais atrativa e se transformando, para muitos, um modo agradável e sedutor de vida.Isolar-se começava a se mostrar indispensável se o quesito era viver em paz numa sociedade cada vez mais conturbada e vazia.Mas a pandemia chegou e mostrou o quanto precisamos uns dos outros, o quanto o OUTRO é importante para que se viva com um mínimo de saúde, dignidade e conforto.O quanto o outro é importante para a nossa felicidade!Ela trouxe de volta, para a grande maioria, o significado real da palavra saudade, e o sentido profundo destas três palavrinhas: "eu preciso de você".O isolamento separou parentes e reuniu famílias, colocou idosos frente a frente consigo mesmos, talvez pela primeira vez na vida, trouxe a redescoberta da convivência familiar para crianças e adolescentes, valorizou profissões realmente importantes e jogou no limbo temporário as que se alimentavam da futilidade humana.Mas acima de tudo, o OUTRO, aquele próximo, o que tinha algo a oferecer, uma possibilidade de ajuda ou companhia, estes foram positivamente valorizados. Hoje médicos, enfermeiros, garis e entregadores de comida pronta, por exemplo, são vistos com muito mais alegria e respeito do que uma celebridade da mídia. Aqueles que contam, de fato para o nosso crescimento e somam conosco nos caminhos da vida, estes categorizamos hoje como indispensáveis. Mesmo que isolados, não prescindimos mais deles porque sabemos da importância que eles possuem no nosso dia a dia.

A sociedade, num todo, amadureceu.
Ainda restam os retardatários, claro, aqueles que demoram a absorver uma lição e aqueles que parecem nunca aprender, mas estes a Providência Divina está tratando de ensinar ou separar de vez.
Eis porque Emmanuel fala que a sociedade humana é o grande filtro do Espírito.
É através dele que se depura a humanidade, que são depuradas ideias e posturas, que são revistos sonhos e ideais.
É na grande sociedade humana, da qual fazemos parte, que reside a nossa oportunidade de burilamento e elevação. Nos surpreendermos melhores, maduros e conscientes de nosso papel não apenas como indivíduos, mas como cidadãos de fato, é motivo para júbilo, para a sensação de degrau vencido.
Colhendo os frutos que nos são próprios, concorremos para a melhoria geral, tornando-nos aptos para colaborar, finalmente, na colheita derradeira do mundo, e que haverá de ser do Cristo.(Instituto André Luiz, 16/01/2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário